Cálculo da Idade Gestacional

Para a mamãe, especialmente do primeiro filho, os atuais cálculos e fórmulas para determinar a sua idade gestacional poderão parecer bem confusos em alguns momentos da gravidez, onde sentimentos como alegria, ansiedade, curiosidade, tensão, medo podem se misturar e  dificultando ainda mais esse entendimento e compreender o que está acontecendo com o seu corpo e principalmente com o bebê.

Monte o seu calendário com o Gravidômetro! É Grátis!! Clique aqui e veja.

Em primeiro lugar, a mamãe deve considerar que toda gestação é diferente variando de mulher para mulher, ciclo para ciclo. Por isso, muitos fatos podem variar e não ser universal não havendo motivos para se desesperar caso leia certa informação que não confere com o período que está vivendo.

É fundamental que haja o devido acompanhamento médico e exames de rotinas  para o desenvolvimento tranqüilo da gestação. E nós do Mega Bebês possamos complementar com boas dicas e informações úteis em cada estágio dessa jornada que com toda certeza mudará a sua vida.

Pode parecer bem estranho quando ouvir que a contagem da gestação começa antes da própria concepção, ou seja, estar "grávida" antes mesmo da fecundação! Mas essa foi a forma escolhida pelos médicos para calcular a idade gestacional sem muita margem de erro.

Como a mulher dificilmente se lembra da data da concepção, foi determinada então, a data do 1º dia da última menstruação como ponto de partida para a contagem dos 280 dias, ou 40 semanas ou 10 meses lunares da gestação ou 9 meses solares e 7 dias. 

Se desconsiderarmos os primeiros 14 dias (2 primeiras semanas) onde o corpo da mulher ainda se prepara para receber o espermatozóide e ocorrer de fato a fecundação, o bebezinho estará prontinho para nascer em média 266 dias, ou 38 semanas  ou 9 meses.

Em que trimestre, mês ou semana de gestação estou???

O que determinará a idade gestacional com maior exatidão é a ultra-sonografia especialmente aquela realizada entre a 11º e 12º semanas de gestação, pois nesse período o tamanho do feto ainda não assumiu características genéticas (tamanho maior ou menor de acordo com as características dos pais).      

Outros métodos podem também servir como base para tal cálculo e não custa nada tentar! Principalmente se o ciclo da mãe for regular (28 dias) geralmente dá certo!

Calculando a idade gestacional através do calendário lunar:

Exemplo:  Data da última menstruação (DUM): 20/03/2010 // Data Atual: 12/10/2010

IG (Idade Gestacional): Março: 11 dias // Abril: 30 dias // Maio: 31 dias // Junho: 30 dias // Julho: 31 dias // Agosto: 31 dias // Setembro: 30 dias

Outubro: 12 dias = 206 dias divididos por 7 (meses) = 29 semanas (resultado) e 3 dias (o que sobrou).

Subtraindo 206 de 280 = 74 contando no calendário a data prevista do parto é 25/12/2010!

Existe uma regrinha bem interessante chamada de Regra de Naegele (nome do obstetra alemão que inventou a regra) que é calculada da seguinte forma:  O dia da última menstruação (DUM) mais 7 dias// O mês menos 3 meses// resultando na data aproximada do parto.   

Exemplo – DUM – 12 de outubro de 2010   

12 + 7 dias = 19 // Outubro, menos três meses = Julho

Data provável do parto (DPP) = 19 de Julho de 2011

Ou ainda, outra forma bem fácil é somar 7 dias ao primeiro dia da última menstruação e 9 meses ao mês em que a mesma ocorreu.

Exemplo: DUM = 12/10/2010 // DPP = 12 + 7 = 19 // Outubro + 9 meses =  Julho // DPP = 19/07/2010

Obs – Lembrando que o bebê dificilmente nasce na data exata prevista podendo ter uma diferença de até 2 semanas antes ou depois.    

Também existe algumas calculadoras gestacionais ou "gravidômetros" para facilitar ainda mais a vida da gestante!

O Mega Bebês separou para as futuras mamães algumas delas. Confira abaixo!

Para usar o gravidômetro é muito simples.

Primeiro baixe o arquivo clicando aqui. Ele é um executável, não tem vírus nem nada perigoso. É só baixar e executar o programa.

É muito fácil de lidar com ele, ainda mais com as dicas dadas nesta matéria, logo, insira as informações nos campos correspondentes e clique em  "Calcular". Pronto! Você agora sabe quantos dias, semanas e meses tem o seu baby!

Você pode fazer e refazer quantas vezes quiser e ainda pode imprimir os cálculos!

Agora que você já sabe calcular o tempo da sua gestação, você já pode acompanhar o desenvolvimento do seu bebezinho e do seu corpo semana a semana ou mês a mês através do Mega Bebês em – Desenvolvimento da Gestação, clicando aqui.

Vídeo: Vida no Ventre

Exibido pelo National Geographic Channel – Todos os Direitos são Reservados:

Uma resposta para “Cálculo da Idade Gestacional”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *