Exames e Cuidados Antes de Engravidar

Se está pensando em encomendar um bebezinho, saiba abaixo sobre alguns exames e cuidados essenciais para que tenha uma gravidez tranqüila e saudável.

1 – Enriqueça sua alimentação e comece a tomar ácido fólico –  Seu organismo tem que estar forte e preparado para o perfeito desenvolvimento do bebê e para que isso ocorra você deve policiar o que deverá e poderá fazer parte da sua dieta alimentar e suprir qualquer deficiência de ácido fólico através do suplemento encontrado em qualquer farmácia. Clique aqui para ler nossa matéria que fala especialmente sobre ácido fólico – essa poderosa e essencial vitamina!  

2 – Escolha do Médico Ginecologista Obstetra – Se a futura mãe ainda não possui um médico de sua confiança, é hora de começar a procurar! Converse com amigos e parentes que já tiveram filhos para trocar idéias e saber de suas experiências com seus respectivos médicos, lembrando que a indicação não é sinônimo da escolha perfeita. Marque consultas para conversar e poder sentir o grau de afinidade entre médico e futuros pais. É importante que você se sinta a vontade e confortável para tirar qualquer tipo de dúvida e também se sinta confiante quanto ao grau e postura profissional do médico, além da estrutura e vantagens que o seu consultório oferece.    

3 – Marque uma consulta com o ginecologista – Mesmo que ainda não tenha decidido pelo médico ideal que acompanhará sua gravidez, marque uma consulta para avaliação geral da sua saúde. Você deve conversar com o médico sobre sua intenção de engravidar, para que ele realize os exames essenciais para essa fase e também faça as orientações cabíveis. Nesse momento é importante expor todas as suas dúvidas e problemas de saúde sua e do seu marido, histórico da saúde familiar, remédios que vem tomando rotineiramente ou hábitos que precisam ser corrigidos. Alguns exames são básicos para avaliar a saúde da mulher que pretende engravidar, como hemograma completo, sorologia para rubéola e toxoplasmose, glicemia, papanicolau e ultrasom pélvico para examinar o útero, as tubas uterinas e os ovários. Veja com o seu médico as vacinas essenciais que deverá tomar antes de engravidar seguindo o seu calendário vacinal (conforme próximo item). Para o futuro papai será pedido hemograma completo (inclusive com a tipagem sanguínea) sendo também aconselhável um espermograma para checar a saúde dos seus espermatozóides. 

4 – Coloque em dia a sua carteirinha vacinal –  Às vezes não nos damos conta de tamanha importância em manter nossas vacinas em dia. Mas quando a mulher está planejando uma gravidez é extremamente importante consultar sua carteirinha ou refazê-la por completo no caso de não tê-la ou não se lembrar das imunizações e doses já tomadas.  Dependendo das vacinas a serem tomadas como por exemplo a de Hepatite B e Hepatite A é preciso um tempo mínino de 6 meses antes de engravidar já que são 3 doses necessárias (2ª dose deve ser tomada 30 dias após a 1ª e a 3ª dose 5 meses após a 2ª dose). Outras vacinas importantes são contra Rubéola, Sarampo, Caxumba e Febre Amarela sendo o ideal um intervalo mínimo de 3 meses antes de engravidar e a Anti-tetânica e Difteria ou DT adulto. Você pode pedir a orientação do seu médico durante a consulta ou ir a um posto de saúde mais próximo onde também poderão lhe orientar e colocar em dia as vacinas e doses necessárias para a sua saúde e do futuro bebê. Veja calendário de vacinação para mulheres em idade fértil.

Obs – A Vacina contra Hepatite B é gratuita nos postos públicos de saúde apenas para pessoas até 19 anos de idade ou públicos específicos como manicures, pedicures, podólogos entre outros que estão mais sujeitos ao contágio. Se for vacinar em clínica particular você já pode optar pela vacina combinada Hepatite A + Hepatite B administrada também em 3 doses como citado acima.

5 – Consulte seu dentista para um check-up –  Não significa que enquanto estiver grávida não poderá ir ao dentista, mas caso já esteja com algum tipo de doença bucal o ideal é tratar o quanto antes evitando qualquer risco para a gestação ou que venha a sofrer procedimentos emergenciais durante a gravidez. Diversos estudos já comprovaram que durante a gestação, as mulheres que sofrem de gengivites e periodontites (inflamações gengivais) estão sujeitas a partos prematuros. Isso ocorre porque a gengivite é uma infecção causada por bactérias que entram na corrente sanguínea provocando reações químicas que podem causar o parto prematuro. Por isso a grande importância de se manter a boca saudável antes e durante a gravidez.

6 – Pare de fumar e evite o fumo passivo –  Se pretendia parar de fumar apenas depois de confirmar a gravidez é melhor pensar melhor e parar já! Isso vale tanto para a futura mãe quanto para o futuro pai, pois, está mais do que provado que o cigarro prejudica fortemente reduzindo a de taxa de fertilidade de homens e mulheres fumantes. Um novo estudo realizado na Alemanha comprova que o cigarro afeta a produção de esperma (fluido que transporta os espermatozóides) o que pode levar à infertilidade. Vale lembrar que, mesmo que você não seja fumante, mas convive com a fumaça do cigarro de outras pessoas, você infelizmente está sendo prejudicado da mesma forma. Os fumantes passivos aspiram involuntariamente uma combinação de mais de 4000 substâncias contidas na fumaça principalmente em ambientes fechados.

Obs – Se o cigarro causa tudo isso, drogas ilícitas não precisamos nem comentar não é mesmo?!

7 – Exercite-se –  Se você não está praticando nenhum tipo de exercício, é legal deixar o sedentarismo de lado e começar a se movimentar. Além de ajudar a manter o corpo em dia e também prepará-lo para as modificações da gravidez, estudos mostram que os exercícios físicos regulares e adequados estimulam a produção de substâncias cerebrais responsáveis pelo bem estar psíquico.  Exercitar-se por pelo menos 30 minutos 3 vezes por semana já é um bom começo. Se você não é adepta à exercícios mais intensos, aposte na idéia de caminhadas, natação e yoga que são prazerosos, aliviam o stress e também ajudam no condicionamento e força do corpo. Um estudo publicado na revista científica Diabetes Care afirma que praticar atividade física bem orientada antes e durante a gravidez reduz significativamente o risco de desenvolver diabetes gestacional, além de propiciar uma recuperação mais rápida para a mulher após a gestação. Por isso, se está planejando a gravidez comece já a fazer exercícios, assim, durante a gestação já estará habituada a eles e essa prática só trará benefícios para você e ao bebê.  

8 – Organize sua vida financeira –  Um planejamento financeiro é importante para manter a tranqüilidade dos pais durante a gestação e após o nascimento do bebê. Como já deve ter ouvido de muitos pais, os filhos aumentam significativamente as despesas da família! E você deseja dar além de muito amor, todo o conforto e cuidados necessários para a saúde e alegria do filhote. Para começar, cuidados com a saúde do bebê, você deve considerar que nem tudo é dado gratuitamente pelo governo a começar das vacinas (veja calendário vacinal e vantagens das vacinas combinadas). Aquele enxoval e quartinho lindo que toda mãe deseja ter para o filho também custa dinheiro. Se os pais trabalham, é importante planejar o que será feito após os 6 meses de licença maternidade, onde vou deixar meu bebê com toda segurança e quanto isso custará no orçamento familiar?!

9 – Certifique-se sobre o seu plano de saúde –  Se você já possui há algum tempo seu plano de saúde é importante se informar sobre suas coberturas e benefícios para gestação. Caso pretenda contratar o plano, é bom lembrar que de acordo com a lei 9656/98 a carência para parto é de 10 meses a partir da data de assinatura do contrato. Isso quer dizer que a associada do plano deve esperar no mínimo 2 meses para que a data do parto fique fora do tempo de carência. Exames e tratamento pré natal poderão ser cobertos, mas o parto deverá ser pago pelo associado.

10 – Prepare-se emocionalmente – A chegada de um bebê é sim sinônimo de alegria para toda a família. Mas você deve antes de tudo ESTAR BEM emocionalmente para que isso aconteça. Em primeiro lugar, a idéia de um bebê resolver os conflitos do casamento é um mito que milhares de casais já comprovaram. Problemas de depressão, devem ser cuidadosamente tratados. Não espere que a chegada do bebê possa fazer um milagre e tudo virar flores… Haverá sim momentos de stress e com certeza ambos (mãe e pai) terão que ter uma base sólida de confiança e comunicação com o outro para passar por esses com sucesso. Um filho não deve ser uma fuga… Ele deve ser desejado (mesmo que seja inesperado…), aí sim é meio caminho andado para que tudo corra bem e a maternidade/paternidade só vem a acrescentar na felicidade do casal e conseqüentemente de toda a família.      

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *