Ecoturismo – Educação Ambiental nas Escolas

" A única lição que é possível transmitir com beleza e receber com proveito; A única eterna, digna, valiosa: O respeito pela vida" Cecília Meireles

Em pleno século XXI, já percebemos, no cotidiano a urgente necessidade de transformações que resgatem o respeito pela vida, com justiça ambiental, equidade, diversidade, sustentabilidade e… beleza. Este é o desafio da Educação Ambiental na Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do Ministério da Educação, ao "ressignificar" o cuidado com a diversidade da vida como valor ético e político, fugindo da equação simplista ambiente = natureza.

A natureza vem sendo explorada por nossa sociedade como se fosse um recurso inesgotável, vista de forma fragmentada, egoísta, sem qualquer preocupação e sem o respeito com o equilíbrio ecológico e a sua capacidade de suportar os impactos sobre ela, resultando nos graves problemas ambientais da atualidade. 

Para educar precisamos aprender, é por isso que professores hoje são treinados e capacitados para retransmitir dentro e fora da sala de aula conhecimentos sobre o meio ambiente visando construir desde cedo nas crianças e jovens a visão de que o homem faz parte da natureza e não é dono dela.

E além do dia a dia nas escolas, uma das melhores formas de ensinar e aprender é dinamicamente, na prática, de forma prazerosa e ao mesmo tempo didática.

O Ecoturismo tem importante papel na educação ambiental e hoje deve-se fazer parte da programação das escolas públicas e privadas.

E hoje em dia o que não faltam são lugares especialmente preparados para receber esse público.

Locais públicos ou particulares que organizam o passeio e interagem diretamente com a escola focando a educação ambiental aliada ao lazer criativo e cultural das crianças. 

Lembrando sempre que a educação não se recebe só na escola, mas principalmente dentro de casa! Dê bons exemplos aos seus filhos, semeie o bem para termos bons homens amanhã que saibam respeitar e reconhecer a beleza de cada espécie e vida!

"Quando o homem aprender a respeitar até o menor ser da criaçao, seja animal ou vegetal, ninguem precisará ensiná-lo a amar o seu semelhante" Albert Schwweitzer – Nobel da Paz – 1952

Fonte de pesquisa – http://portal.mec.gov.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *