Crianças e Animais

O beijo/lambida carinhoso de um cão logo pela manhã, os pulinhos de alegria e o rabinho que não para de balançar quando te vê, o pelinho e o afago gostoso do gatinho, a festa do peixinho pedindo comida ao se aproximar do aquário… Uma casa com bichinho de estimação é muito mais feliz!

E quando esse lar ganha uma criança, tudo fica ainda melhor!

Crescer em convívio com animais, torna a criança muito mais carinhosa, afetiva, solidária, generosa e sensível.

A relação da criança com um bichinho é uma agradável e saudável forma de semear em seu coração o respeito ao próximo e à natureza.

Pode-se afirmar sem dúvida alguma que a aprendizagem de uma criança sobre os cuidados com um simples vasinho de flor até os cuidados com o seu bichinho de estimação, seja um peixinho, um passarinho, um hamster, um gatinho ou um cachorro, é o primeiro passo para a formação de uma pessoa melhor, de um cidadão consciente e responsável com o meio ambiente em geral.

Mas para que todos esses sentimentos e aprendizados façam valer, os pais devem ser a base e o modelo de comportamento a ser seguido, colaborando para que o convívio da criança e o bichinho seja o mais saudável possível.

Para começar, não adianta nada ter um bichinho de estimação em casa e privar o seu convívio com as crianças. Muitos pais tem medo ou receio do contato do bichinho com o filho, mas vários estudos (realizado no Brasil e exterior) já comprovaram que esse convívio direto desde o primeiro ano de vida da criança só vem a melhorar o seu o desenvolvimento e saúde física e mental. Segundo os cientistas, a exposição na infância aos germes naturais da pelagem e saliva dos animais podem estimular o amadurecimento do sistema imunológico, ficando os bebes (até a vida adulta) menos suscetíveis às alergias (pólen, poeira entre outros agentes alergênicos inaláveis) até dermatites tópicas. Além de uma série de outros benefícios como redução de ansiedade, desenvolvimento da linguagem e até das habilidades motoras para fins terapêuticos. Por isso, deixe o bichinho fazer parte da sua família sem medo de ser feliz!!!

Os pais devem ensinar aos seus filhos que os animais, assim como nós, necessitam de alimento, água limpinha, visitas regulares ao médico, exercícios e muito carinho. Explicar que o bichinho muitas vezes não sabe o que está fazendo orientando o filho a tratá-lo com respeito e não irritá-lo quando não quiser brincar ou obedecer a algum comando seu. Assim ele estará aprendendo a lidar e respeitar a individualidade do outro desde cedo, além é claro de evitar acidentes como mordidas ou a criança machucar o animal que é o mais comum.

A partir de certa idade, é bacana os pais delegarem algumas tarefinhas à criança para ajudar a cuidar do bichinho, como dar comida, trocar a água, dar um remédio, pentear os pêlos, limpar o xixi, mostrando de forma educativa mas sempre prazerosa. Assim, estará estimulando no seu pequeno a autonomia e a responsabilidade, além de intensificar o vínculo afetivo entre os dois.

Do brinquedinho até o delicioso biscoito, o bichinho, especialmente se for um cachorrinho brincalhão, vai querer "dividir" com a criança lhe ensinando a ser solidário, generoso e também a trabalhar com o egocentrismo natural em crianças na fase de 2 a 3 anos de idade.

Também é muito bacana ensinar desde cedo a criança a importância em adotar um bichinho que precisa muito de um lar e do seu carinho e que todos os animais independente de raça tem os mesmos direitos e necessidades. Ao invés de ir ao shopping para comprar o bichinho, você pode antes ir à uma feirinha de adoção e encontrar o cãozinho ou gatinho ideal para o seu filho. Isso lhe servirá de exemplo para toda a vida.

Além dos animais de estimação, é muito importante o contato da criança com outros animais em sítios, fazendas e zoológicos. Lembrando que a educação ambiental pode e deve começar desde muito cedo dentro de casa, através de brincadeiras, passeios, vídeos interessantes, desenhos educativos e muita conversa com os pais.

Pureza, ingenuidade, amor incondicional livre de preconceitos, curiosidade, alegria de brincar e de viver são características comuns das crianças e dos animais. Não é a toa que o mês de outubro é dedicado a ambos os quais juntos são e serão sempre uma parceria de muito sucesso e inevitáveis travessuras…

Veja abaixo dias especiais do mês de outubro para você comemorar com a sua família!

04 de outubro é o dia mundial dos animais, também é dado como o dia dos cães e para os católicos ainda é o dia de São Francisco de Assis, o santo protetor dos animais;

05 de outubro é o dia das aves;

12 de outubro é o tão esperado dia das crianças!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *